Skip to content

Essencialismo – Resumo

essencialismo

Olá! Você está procurando pelo resumo do livro “Essencialismo” de Greg McKeown, certo?

Bem, eu já li este livro e destaquei várias passagens interessantes. Ao lê-las, talvez você se interesse em ler a obra inteira.

Talvez você encontre este livro na sessão de Autoajuda nas livrarias, porém eu o encaro mais como um livro de Autoaperfeiçoamento.

O livro é muito bom para quem procura um “norte” no seu dia a dia, quer compreender o que é realmente importante no meio do excesso de informação que nos afoga diariamente e sobrecarrega nossos pensamentos. E isso vale tanto para vida pessoa, profissional, financeira, enfim, em qualquer lugar o qual você precisa de foco.

Espero que esse livro te ajude tanto quanto me ajudou.

Agora, sem maiores delongas, vamos aos destaques do livro Essencialismo.

Essencialismo – Greg McKeown

Páginas 15-16 Capítulo 1

Daqui a algumas centenas de anos, quando a história do nosso tempo for escrita, de um ponto de vista de longo prazo, é provável que, para os historiadores, o acontecimento mais transformador não seja a tecnologia, a internet ou o comércio eletrônico. Será a mudança sem precedentes da condição humana.

Pela primeira vez um número substancial e crescente de pessoas têm opção. E a sociedade está totalmente despreparada para lidar com isso.

Em parte, estamos despreparados porque, como nunca antes, a preponderância das escolhas sobrepujou nosso poder de administrá-las. Perdemos a capacidade de filtrar o que é importante e o que não é. Segundo os psicólogos, trata-se da “fadiga decisória”: quanto mais escolhas somos forçados a fazer, mais a qualidade das decisões se deteriora.

Página 94 Capítulo 10

Depois de coletar dados de mais de 500 pessoas sobre a experiência delas em equipes, descobri uma realidade constante: quando existe uma falta grave de clareza a respeito do que a equipe representa, de suas metas e de seus papéis, os funcionários ficam confusos, estressados e frustrados.

Por outro lado, quando o nível de clareza é alto as pessoas prosperam.

Página 98 Capítulo 10

Portanto, faça a pergunta mais essencial que vai configurar todas as decisões futuras:

“Se só pudéssemos ser verdadeiramente excelentes numa coisa, qual seria ela?”

Página 99 Capítulo10

Então, em meio a tantas declarações fracas, surgiu uma que todos entendemos imediatamente e nos inspirou. Foi feita por alguém um tanto inesperado: o ator e empreendedor social Brad Pitt.

Preocupado com a falta de avanço na reconstrução de Nova Orleans depois do furacão Katrina, ele fundou uma entidade chamada “Make it right” (Faça Direito), com o objetivo essencial de “construir 150 casas baratas, ecológicas e resistentes a tempestades para famílias que moram na Lower 9th Ward”.

Essa declaração nos deixou sem fala. A concretude da meta a tornava real. A realidade a tornava inspiradora. E ela respondia à pergunta: “Como saber que tivemos sucesso em sua elaboração?”.

Página 131 Capítulo 14

É claro que devemos servir as pessoas, amá-las e fazer a diferença na vida delas. Mas quando os outros fazem com que os problemas deles se tornem nossos, não ajudamos em nada. Ao assumirmos os problemas deles, lhes tiramos a capacidade de resolvê-los.

7 passos para o essencialismo lista

Página 146 Capítulo 16

A pergunta é: qual é o “caminhante mais lento” do seu trabalho ou de sua vida? Qual é o obstáculo que o impede de alcançar o que é importante? Ao identificar e remover sistematicamente essa “restrição”, você conseguirá reduzir de forma significativa o atrito que o impede de executar o essencial.

Página 154 Capítulo 17

Pesquisas mostram que, de todas as formas de motivação humana, a mais eficaz é o progresso.

Página 170 Capítulo 19

É humano e natural ficar obcecado com os erros do passado ou se sentir tenso com o que pode estar à nossa espera. Mas cada segundo se preocupando com momentos passados ou futuros nos distrai do que é importante aqui e agora.

**

Esse última destaque do livro me lembrou um outro destaque de outro livro, “O Óbvio que Ignoramos“, que diz o seguinte:

“Quando estamos envoltos pelo tempo psicológico, a vida cria uma obsessão pelo futuro como escape para a insatisfação do presente. Precisamos atingir nosso objetivo para que nossa vida tenha sentido. Isso é um erro.

(…)

Estar no presente, quando tudo o que você gostaria é estar no futuro, gera angústia, ansiedade, insegurança e insatisfação.”

Curioso que dois autores diferentes, de países diferentes, idades diferentes, em épocas diferentes, disseram praticamente a mesma coisa.

DESCONTO ENCONTRADO1
Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante
  • Livro
  • McKeown, Greg (Author)
  • 272 Pages - 07/23/2021 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
5
Kit sem Esforço + Essencialismo
  • Autor Greg Mckeown (Author)
  • 100 Pages - 05/01/2021 (Publication Date) - Sextante (Publisher)